Categorias
Melhores dicas de obras

15 itens que você não pode ignorar antes de reformar seu apartamento!

Conheço muitas pessoas que compram apartamento antigo para reformá-lo mas não sabe que isso pode ser uma bomba atômica se não prestar atenção em alguns detalhes. Continue lendo e descubra os 15 itens que você não pode ignorar antes de reformar seu apartamento!

1 – Como conseguir a documentação necessária.

2 – Preste atenção: Estudar e planejar o que fazer antes de começar vai evitar dores de cabeça no futuro.

3 – Posso reformar sem ter projetos? A verdade que não te contaram!

4 – Contratar um empreiteiro sai mais barato, será que preciso de uma construtora?

5 – ZERO RISCO! Como quebrar ou construir paredes sem riscos para minha família?

6 – Instalações elétricas – Tudo que você precisa saber para não ligar o microondas e cair a luz do apartamento inteiro!

7 – Quero trocar todos os revestimentos de cozinha e banheiros. Sai muito caro?

8 – Como garantir que não terei problemas hidráulicos?

9 – Trocar o piso? O que preciso saber para escolher o piso perfeito!

10 – Como saber se devo optar por forro em gesso ou drywall?

11 – Móveis Sob Medida – Como escolher e quando devo começar?

12 – O que saber sobre os tampos em mármore ou granito?

13 – Melhores tintas para todos os ambientes do seu apartamento!

14 – Você vai se mudar e os vizinhos já vão te odiar se você não fizer isso!

15 – IMPORTANTE! Porque você precisa saber que eletrodomésticos usará antes mesmo de começar sua reforma?

Comprar um apartamento “acabado” para reformá-lo e deixá-lo como sua família precisa é uma ótima opção, desde que preste atenção a estes detalhes importantíssimos!

1. Como conseguir a documentação necessária.

Para dar início a uma reforma em apartamento é necessário, primeiro, resolver a parte burocrática. A documentação necessária varia de condomínio para condomínio, então o primeiro passo é entrar em contato com o síndico.

Por via de regra será exigido um projeto da reforma e uma ART ou RRT, visto que a ABNT, em 2014, editou a norma que regulamentava a prática de reformas em apartamento, justamente pela queda de um edifício por conta de uma reforma.

Para obter a ART ou RRT é necessário um Engenheiro ou Arquiteto que seja responsável pela obra, mas é possível que o condomínio não exija se for uma reforma simples, logo, comece conversando com o síndico.

2 – Preste atenção: Estudar e planejar o que fazer antes de começar vai evitar dores de cabeça no futuro.

Então, para reformar seu apartamento é extremamente importante pensar no que vai fazer antes de começar, executar sem planejar vai atrasar e encarecer a obra, veja estes pontos de atenção:

  • Verifique o nível dos pisos do apartamento, porque normalmente os revestimentos cerâmicos novos são mais espessos, criando degraus entre Cozinha x Sala, Corredor x Bwc, Quarto x Bwc.
  • Veja com o vizinho de baixo se ele não tem problemas de infiltrações que venham do seu apartamento e resolva, porque é sua responsabilidade e se deixar para resolver depois de estar morando será um caos.
  • Muitos prédios antigos tem tubulações em ferro, pode ser a hora de aproveitar para utilizar tubulações mais modernas. (veja na foto)
  • É extremamente importante saber que eletrodomésticos irá utilizar, então considere contratar um eletricista experiente para analisar as fiações e disjuntores, porque existem muitos equipamentos atuais que utilizam muita energia e se estiver mal dimensionado pode ter certeza que ligar forno elétrico + microondas = blackout.

Tubulação antiga antes de reforma

3 – Posso reformar sem ter projetos? A verdade que não te contaram!

Sim, na verdade a resposta é sim! Você pode reformar seu apartamento sem ter um projeto, mas tudo depende do tamanho da intervenção que irá fazer. Muitas pessoas consideram que apenas trocar pisos, revestimentos e pintar o apartamento é suficiente, e para isso não é necessário ter um projeto.

Agora, caso deseje mudar a iluminação e tomadas, mudar pontos hidráulicos ou derrubar paredes é imprescindível não apenas elaborar projetos como também ter um profissional que acompanhe a obra.

Não conhece ninguém que faça esse serviço?

Entre em contato conosco, clique aqui!

Projeto de reforma

4 – Contratar um empreiteiro sai mais barato, será que preciso de uma construtora?

Para a escolha entre contratar um empreiteiro ou uma construtora para executar sua obra é necessário fazer algumas perguntas antes, se a maioria das respostas for sim, escolha um empreiteiro de confiança, caso contrário prefira construtora.

  • Posso dispender muito do tempo do meu trabalho para resolver situações de obra?
  • Estou disposto a lidar com burocracias que envolvem a obra?
  • Posso controlar compra de materiais, tanto qualidade quanto quantidade para não haver desperdício?
  • Prefiro economizar um pouco agora, independente de no futuro eu precisar refazer alguns dos serviços?
  • Abro mão de ter a garantia dos serviços executados?
  • Se acontecer algum problema na obra, eu posso sair do meu trabalho para ir resolver?

Se a maioria das respostas for não considere contratar uma construtora.

Veja, lógico que existem tanto ótimos empreiteiros como construtoras, mas de forma geral, estas questões acima refletem algumas das diferenças.

Se não está seguro das diferenças entre empreiteiro ou construtora, este post aqui explica com mais detalhes : Clique aqui

5 – ZERO RISCO! Como quebrar ou construir paredes sem riscos para minha família?

Extrema atenção, não é apenas quebrar paredes que colocará seu apartamento em risco. Lendo até parece óbvio, mas as pessoas normalmente não se importam em construir paredes no apartamento, mas isso pode ser fatal para problemas estruturais futuros.

Veja, 1m² de parede de alvenaria pesa em torno de 175 kgs, enquanto paredes em drywall pesam em média 22kgs. A diferença das opções é gigantesca, logo, imagine o que isso faz na estrutura do edifício.

Paredes em drywall

6 – Instalações elétricas – Tudo que você precisa saber para não ligar o microondas e cair a luz do apartamento inteiro!

Acredite, muitos apartamentos, com o excesso de eletrodomésticos que usamos, tem problemas elétricos. Ligar microondas e aquecedor ao mesmo tempo pode significar queda de disjuntor.

Como resolver?

Bom, a maioria das vezes que vamos reformar principalmente a cozinha e lavanderia dos apartamentos antigos é imprescindível que troquemos fiações, disjuntores e tomadas destes ambientes, porque as potências dos eletrodomésticos atuais são superiores aos utilizados antigamente, logo nem fiação nem disjuntores aguentam as cargas.

Exemplo: Um microondas de 1500 watts na rede 127 volts não pode ser ligado a um disjuntor e tomada de 10 ampéres, pois ele sozinho já chega quase a 12a.

Recomendação: Invista na troca de fiações, disjuntores e tomadas, porque senão você terá problemas bem quando mais precisar, naquele dia muito frio que precisar do aquecedor e banho quente ao mesmo tempo.

Quadro de disjuntores

7 – Quero trocar todos os revestimentos de cozinha e banheiros. Sai muito caro?

Veja, um dos itens de reforma que tem um custo intrínseco alto é a troca de revestimentos, porque ele requer:

  • Retirada de louças e metais;
  • Demolição de revestimentos antigos;
  • Regularização de pisos e paredes;
  • Colocação dos revestimentos novos;
  • Recolocação de louças e metais;

Viu, para um trabalho simples são necessários todos esses passos. Lógico que é possível economizar comprando porcelanatos mais baratos, mas a única forma de economizar de forma mais efetiva é fazendo a colagem de revestimento sobre revestimento.

Pontos positivos de colar revestimento sobre revestimento:

  • Elimina alguns dos passos citados anteriormente;
  • Trabalho rápido e muito mais limpo do que retirando todo revestimento;
  • Reduz o custo de colocação consideravelmente;

Pontos negativos:

  • Poucos lugares estão aptos a este tipo de colocação;
  • A altura das portas em relação ao chão fica comprometida;
  • Dificuldade de acabamento de caixilhos;
  • Dificuldade de acabamentos de janelas;
  • Problemas em piso antigo não serão solucionados;

8 – Como garantir que não terei problemas hidráulicos?

Conheço inúmeras pessoas que já tiveram problemas hidráulicos em sua casa, e grande parte disso se deve a mão de obra de baixa qualidade.

A mão de obra qualificada é sem dúvida o principal ponto de atenção para garantir a qualidade das instalações hidráulicas.

Outro fator importante, se o apartamento alvo da reforma for antigo, é possível que a tubulação seja de ferro, neste caso vale a pena pensar em trocar por tubulações em Cobre ou PVC.

Dica importante: Tire muitas fotos das instalações hidráulicas, isso pode evitar um furo indesejado de tubulação.

9 – Trocar o piso? O que preciso saber para escolher o piso perfeito!

O piso é um detalhe que muda completamente o conforto do seu apartamento, podendo esfriá-lo ou esquentá-lo de acordo com seu gosto, mas o principal ponto a considerar em reformas são os níveis dos pisos nas trocas de ambiente, para que não fique degraus. Se você, por exemplo, retirar um piso de taco para colocar piso vinílico, a diferença de altura entre eles será grande, e isso causará um degrau no encontro com outros ambientes.

Segue algumas dicas de acordo com cada tipo de piso para saber qual encaixa melhor ao seu gosto:

  • Porcelanato: Piso frio, pouco isolamento acústico para o andar inferior, pode aparecer bastante sujeira dependendo da cor escolhida, resistência elevada;
  • Madeira maciça: Piso quente, médio isolamento acústico para o andar inferior, esconde razoavelmente a sujeira, requer manutenção;
  • Laminado de madeira: Piso quente, médio isolamento acústico para o andar inferior, esconde razoavelmente a sujeira, não requer manutenção;
  • Vinílico: Não tão quente quanto madeira nem tão frio quanto porcelanato, o vinílico é uma opção versátil, de fácil limpeza e possui um bom isolamento acústico.
  • Carpet: Piso quente, bom isolamento acústico, esconde sujeira mas acumula pó, requer lavagem de vez em quando e pode manchar.

10 – Como saber se devo optar por forro em gesso ou drywall?

Na verdade esta opção é muito mais por gosto do que funcionalidades, vamos as características de cada um:

Gesso:

  • Mais barato;
  • Acabamento fica ligeiramente superior;
  • Trinca mais facilmente por variações de estrutura;

Drywall (Gesso acartonado):

  • Execução mais rápida;
  • Faz menos sujeira;
  • As estruturas podem atrapalhar na colocação das luminárias;
  • Resiste melhor a umidade;

Forro em drywall

11 – Móveis Sob Medida – Como escolher e quando devo começar?

Para escolher os móveis sob medida existem 2 fatores principais que você precisa pensar:

Quanto quero gastar?

Isto vai implicar diretamente na qualidade dos móveis que você terá, infelizmente não existe mágica, mas continue lendo que darei uma dica importante para economizar.

Como encontrar empresa de confiança?

A melhor forma de encontrar empresa de confiança é através de feedback de clientes. Você pode conseguir isso através da avaliação do Google (leia para ver se os comentários são verdadeiros) e conversando com seus amigos.

Dica: Uma boa forma de conseguir economizar sem abrir mão da qualidade é fugir das lojas tipo Franquias e buscar marcenarias, porque como eles não mantém lojas em locais caros, conseguem um custo mais baixo de produção. Mas para conseguir fazer direto com marcenaria é necessário ter um projeto de Arquiteto ou Designer de interiores para que a marcenaria fabrique os móveis.

A melhor opção para os móveis sob medida é decidir já no início da reforma para que todo o projeto seja integrado e que possa definir pontos de elétrica e hidráulicos em conjunto com mobiliários, se deixar para o final correrá o risco de ter que abrir paredes para adequar às necessidades.

Mobiliário

12 – O que saber sobre os tampos em mármore, granito ou outro material?

Na hora de definir que tampo utilizar posso dar algumas dicas importantes para ajudar na decisão.

  • Se optar por mármore ou granito, uma opção interessante é visitar uma distribuidora destes materiais para a escolha da pedra e contratar um prestador de serviços que faça o trabalho da montagem dos tampos, isso pode economizar um valor importante na reforma.
  • Se a escolha for por alguns dos derivados do quartzo como Silestone, pesquise a qualidade do produto, pois muitos produtos chineses de baixa qualidade invadiram o mercado.
  • No caso da opção ser um tampo em resina, saiba que algumas opções não resistem ao calor, podendo causar manchas.

13 – Melhores tintas para todos os ambientes do seu apartamento!

Na hora de escolher as tintas, a escolha do material fará total diferença na qualidade do acabamento.

Para as paredes em geral recomendo a tinta acrílica com acabamento fosco, pois esconde melhor irregularidades e é lavável.

Para os forros ou laje pode-se utilizar tanto a acrílica quanto a látex. A látex não é lavável como a acrílica, por isso é indicada apenas para o teto que não requer tanta manutenção.

Para os ambientes úmidos, é interessante utilizar tintas antimofo, que resistirão melhor ao tempo. Recomendo para estas situações a tinta Bactercryl Metalatex da Sherwin Williams.

14 – Você vai se mudar e os vizinhos já vão te odiar se você não fizer isso!

Uma coisa é fato, reforma faz barulho e barulho incomoda vizinhos, mas há algumas formas de amenizar o incômodo para não causar mal estar antes mesmo de se mudar:

  • Siga estritamente os horários de reforma.
  • Entre em contato com os vizinhos antes de iniciar a reforma para que eles te conheçam e saibam que fará o melhor para evitar incômodos.
  • Deixe seu telefone com o síndico do prédio, para que entre em contato em qualquer necessidade.
  • Cole um aviso na entrada do seu apartamento informando que estão fazendo o melhor para evitar incômodos e com seu número de telefone para algum vizinho que suba/desça para reclamar poder te ligar diretamente.
  • Informe a todos prestadores de serviço, de preferência com um aviso também, que recolham todo o lixo gerado ao final de cada dia e mantenham limpos corredores e elevadores do prédio, garanto que será visto com bons olhos.

15 – IMPORTANTE! Porque você precisa saber que eletrodomésticos usará antes mesmo de começar sua reforma?

Não deixe para definir seus eletrodomésticos apenas ao fim da reforma, pois poderá ter que fazer mudanças em fiações, tomadas, disjuntores e até pontos de água.

Por exemplo, existe microondas de 1000 a 1500 watts e enquanto o de 1000w pode utilizar uma tomada comum, o de 1500w ultrapassa o limite, logo necessita de alteração.

Também é importante definir com antecedência para saber quais tomadas de sua cozinha serão 127v ou 220v, assim colocando seus eletrodomésticos nas voltagens corretas.

Dica bônus: Utilize o tempo a seu favor

Não menospreze o tempo, assim como eu disse no item 2 que o planejamento é extremamente importante, utilizar o tempo ao seu favor também é!

As reformas quase sempre levam mais tempo do que desejamos, porque elas encondem muitas surpresas e muitas decisões precisam ser tomadas durante a obra, isto acaba levando mais tempo do que programamos, por isso, não fique esperando para começar sua reforma por achar que está muito cedo, faça!

Com certeza, com estas 15 dicas a sua reforma será muito mais tranquila e de qualidade.

Caso deseje um orçamento para sua reforma sem compromisso, entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *