O maior impacto financeiro na reforma de seu apartamento antigo está na readequação de fiações, tomadas e disjuntores antigos para modelos que atendam as cargas e normas atuais. Continue a leitura e descubra absolutamente tudo que você deve saber sobre elétrica antes de reformar seu apartamento antigo!
Se você comprou um apartamento antigo saiba é praticamente certo que a troca de toda a fiação elétrica, quadro de disjuntores e tomadas será necessária. A norma NBR 5410 sobre instalações elétricas de baixa tensão teve sua última revisão em 1997, então se seu prédio foi construído antes disso ele não atende as Normas atuais.
Eu costumo dizer que existe o “tripé da instalação elétrica”, as tomadas, as fiações e os disjuntores e então qualquer um destes que esteja em desequilíbrio com os outros causará problema, porém, existe uma análise que você pode fazer sem depender de profissional para entender de forma geral o funcionamento da elétrica do seu apartamento, vou te explicar melhor:
1. Entrada de energia
A entrada de energia do seu apartamento pode ser monofásica, bifásica ou trifásica. Sendo a melhor opção para a pior tri>bi>mono, de forma que na trifásica suas opções de distribuição de carga dos seus equipamentos elétricos são 3, enquanto na bifásica são duas e na monofásica (incomum de ser utilizada) tudo é descarregado na mesma fase. Para que entenda melhor, uma tomada 127 volts utiliza apenas uma fase enquanto uma tomada 220 volts utiliza duas fases, então a terceira fase serve como “jogo” para distribuir suas cargas.

2. Como funcionam as cargas elétricas
Você sabe quanto um chuveiro elétrico, por exemplo, requer de fiação e disjuntor?
Vou te explicar da forma mais simples possível!
Se teu chuveiro é de 5000 watts e 127 volts, basta você dividir os 5000 pelos 127 e então obterá a Amperagem deste chuveiro -> 5000/127= 39,37A e com isso um disjuntor para o chuveiro de 40 Amperes (é um disjuntor grande para padrões residenciais) trabalha em seu limite e requer fiação de 10mm² , que suporta até 50A.
Quando você utiliza um chuveiro 220 volts -> 5000/220= 22A, então você precisaria de um disjuntor 25A e fiação de 4,0mm² , que suporta até 28A.
Isto serve para todos seus equipamentos elétricos e se você pretende ter equipamentos “pesados”, pense sempre nas opções 220 volts e como distribuir nas fases do seu quadro de disjuntores.

3. Distribuição das cargas
Agora, para você entender melhor como funciona a distribuição dentro do quadro, suas fiações criam circuitos e estes são conectados a disjuntores, então clique aqui para saber detalhes do que é um disjuntor.
Um circuito pode conter vários pontos elétricos, como várias tomadas do seu quarto ou apenas UM ponto elétrico, como um chuveiro. A montagem dos circuitos deve ser estabelecida por um profissional de forma que facilite uma futura manutenção e então faça sentido dentro do contexto de uso do apartamento.
Para entendimento de uma forma simples, a soma dos disjuntores utilizados em cada uma das fases não pode ultrapassar o disjuntor geral porque ele desarmará e sua instalação elétrica estará correndo risco.
4. Cores dos fios
Pode parecer que qualquer fio serve, mas não, as cores dos fios tem um propósito.
Os fios branco, preto ou vermelho são utilizados para a fase.
A NBR5410 designa que o fio neutro seja o azul claro e o fio terra seja verde ou verde com amarelo.
5. Itens de fácil verificação
Se você quer fazer uma verificação básica por conta própria, siga este Checklist:
- Os disjuntores, fios e cabos, reatores de lâmpadas possuem o selo do INMETRO? Se sim, substitua;
- Existe algum componente visualmente danificado? (quadro, disjuntor, fusível, chave, eletroduto, interruptor, tomada, tampas de caixas? Se sim, substitua;
- O quadro de disjuntores está limpo, seco e os disjuntores estão bem identificados para que saiba do que se trata cada circuito? Se não, limpe e identifique;
- Os circuitos de iluminação estão separados dos circuitos de tomada? A separação é obrigatória em Cozinha, lavanderia e área de serviço;
- Exite algum condutor neutro sendo usado como terra? Se sim, é necessário desligar e providenciar a ligação de um terra independente.
- Existe algum DR geral de até 30mA nos circuitos do quadro? Se não, é necessária instalação. Desde a última revisão da norma é obrigatório proteger tomadas de áreas molhadas, garagens e áreas externas.
- Existem fios soltos no piso, paredes, tetos ou forros? Caso sim, é necessário embutir eletrodutos, canaletas, etc..

Dicas de ouro:
- Jamais instale fios sem proteção de eletroduto;
- Não faça emendas dentro de eletrodutos, emendas somente em caixas de passagem, derivação ou ligação;
- Atenção as cores dos condutores, jamais usar azul (neutro) como terra e outras cores senão preto, branco ou vermelho como fase;
- Cuidado para não romper fio ao desencapar para fazer emenda;
- Não passe fios por dentro de dutos de ventilação ou exaustão;
- As instalações elétricas devem seguir a NBR5410 obrigatoriamente;
Mito ou Verdade?
Instalação elétrica 220 volts economiza mais energia que 110 volts.
MITO!!! A vantagem em utilizar 220 volts se dá em circuitos de corrente elevada pela possibilidade de utilizar fiação e disjuntor de menor capacidade mas sem comprometer a segurança.
A utilização de Benjamin é segura.
MITO!!! As tomadas são dimensionadas para a carga que utilizará e a partir do momento que utiliza um Benjamin você pode estar até triplicando o uso da tomada e consequentemente sobrecarregando-a completamente, mas é lógico que se você utilizar um carregador de celular e um notebook em um benjamin é muito difícil que haja problema, porém é melhor evitar.

Agora com isso você já sabe tudo que você deve saber sobre elétrica antes de reformar seu apartamento antigo!
Este artigo foi útil certo? Então compartilhe em suas redes sociais e nos ajude a criar cada vez mais conteúdos como esse para você!
Acesse aqui nosso portfólio de obras e quando for construir ou reformar nos contate através do engenharia@rcf.eng.br ou (41)3343-4826.