Você já percebeu como a maioria das pessoas que está construindo sofre com problemas financeiros para terminar a obra?
Com certeza você sabe de alguém que já passou por este sufoco, então conheça 3 fatores pouco conhecidos que vão aumentar o custo da sua obra e saiba como evitá-los.
1- Como os itens ocultos vão aumentar o custo da obra – Explico quais itens que não enxergamos encarecerão a sua obra se você não tomar o devido cuidado.
2- Como escolher o período de início da obra – Porque você deve escolher a data certa para iniciar sua obra?
3- Prazo faz o custo da mão de obra passar dos 40%, encurte-o – Como o tempo de construção pode impactar diretamente no custo da sua obra?
Continue lendo este artigo para saber como evitar que sua obra custe mais do que o esperado.
1. Como os itens ocultos vão aumentar o custo da obra
Os serviços ocultos de uma obra, são aqueles serviços que ficam escondidos aos nossos olhos, mas ao longo do tempo nos incomodarão.
Sim, existem muitos itens ocultos em uma obra, e eles frequentemente são responsáveis pela maior dor de cabeça de quem habita o ambiente. Mas a verdade é que há formas de prevenir isso, explicarei mais a frente.
1.1. Impermeabilização
Então, se você não quer aumentar o custo da sua obra, jamais economize na impermeabilização de subsolo, baldrame, laje e áreas molhadas. Utilize marcas de qualidade como Viapol, Vedacit e Sika e busque por profissionais qualificados, porque o custo de reparo de infiltração pode ser altíssimo e difícil de encontrar.
Clique aqui e conheça a obra em que utilizamos esta impermeabilização.
1.2. Instalações Hidráulicas
Sim, é um tanto óbvio, mas muitas pessoas não fazem projeto hidráulico para sua casa e então, tentando economizar desde o projeto até a execução das instalações hidráulicas, acabam entrando em uma cilada.
Os problemas Hidráulicos são muitas vezes de difícil solução, porque a água corre através das lajes e/ou paredes e aparece para nós, muitas vezes, longe do vazamento.
Sim, a olho nu é até difícil de perceber, mas este cano desalinhado identificado é um exemplo de tubulação que ficará escondida sobre o forro e que no futuro causará vazamentos.
DICAS:
- Invista em projeto hidráulico e tenha uma obra mais bem feita.
- Fuja dos empreiteiros “faz tudo”, porque por via de regra quem é bom em tudo não é muito bom em nada.
1.3. Instalações Elétricas
O que acha de ligar o microondas e o aquecedor para ter um apagão em casa? É isso que acontece com a falta de planejamento das instalações elétricas.
Parece “chover no molhado”, mas fazer projeto elétrico, contratar uma equipe qualificada e utilizar materiais de qualidade são as peças chave para instalações elétricas confiáveis.
Instalação elétrica bem feita ajuda em qualquer alteração futura.
DICAS:
- Nas instalações elétricas vale a pena pecar por excesso, deixar tubulações, caixas e quadro de disjuntores com folga para futuras ampliações. Nós utilizamos disjuntores Steck, Siemens e Schneider.
- Verifique se os fios elétricos que irá adquirir são certificados pelo Inmetro. Em nossas obras confiamos nas marcas Corfio e Conduspar.
- Disjuntores bem identificados no quadro ajudará em futuras mudanças.
2. Como escolher o período de início da obra
Errar na data de início da obra é um dos fatores que aumentam o custo da obra, mas é fácil planejar para eliminar este problema.
Sim, basta analisar o índice pluviométrico da sua região e então terá o melhor período para iniciar.
Então, analisando estas 4 cidades percebemos que, com exceção de Bagé, que mantém o índice estável ao longo do ano, nas outras três cidades o ideal é começar a obra em meados de Abril acelerando para conseguir concretar laje do primeiro pavimento antes de outubro.
Desta forma no início dos períodos mais chuvosos do ano os funcionários da obra já terão frentes de serviço cobertas, assim diminuirão os dias parados e não aumentará o custo da obra.
3. Prazo faz o custo da mão de obra passar dos 40%, encurte-o
“Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito” -Pitágoras
Bem, cada obra tem suas particularidades e isso faz diferença no tempo final da obra, mas o tempo exagerado de obra faz aumentar o custo da obra.
O que entende-se por tempo exagerado de obra afinal?
Assim, para a construção de uma residência padrão (150m² a 350m²), passar de 18 meses é tempo exagerado de obra.
Para os 18 meses de serviço, o custo de mão de obra estará no valor padrão que é em torno de 40% do valor total da construção, logo, qualquer dia a mais trabalhado significará aumentar o custo da obra.
DICAS:
- Iniciar a obra com todos os projetos completos (Arquitetônico, Estrutural e complementares) ajuda no andamento da obra.
- Sim, escolha a melhor data para iniciar pelo índice pluviométrico, se possível.
- Faça a previsão de materiais que irá utilizar no decorrer da obra, afinal, se não houver material não haverá serviço executado.
Enfim, siga essas dicas e evite os problemas mais chatos de resolver no futuro.
Compartilhe este artigo e ajude quem vai construir a evitar gastos desnecessários.
Conheça os nossos outros artigos, clique aqui!