Derrubar paredes, integrar e aumentar ambientes, modernizar salas e melhorar a ventilação em residências são sempre ideias legais. Mas saiba que são necessários cuidados e uma compreensão clara de como funciona o aspecto estrutural de seu apartamento para realizar uma reforma segura. Confira como saber se posso derrubar paredes do meu apartamento?
Documentação
Para minimizar os risco de sua obra antes de tudo, quebrar uma parede exige que você saiba se ela é composta de uma estrutura articulada, parede estruturada ou parede de vedação. É crucial a contratação de um engenheiro para avaliação das condições das vigas e paredes. O profissional capacitado deve emitir a ART ( Anotação de Responsabilidade Técnica ), registrada no CREA ( Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).
Estes documentos garantem que o profissional está apto para realizar a obra com segurança. Engenheiros saberão identificar se existe risco ou não, e o que pode ser feito na parede, como um corte na argamassa em toda a largura da parede, a fim de encontrar as estruturas de concreto. Outra maneira eficiente de identificar uma parede estrutural é através de um aparelho que realiza uma espécie de raio-X, capaz de captar a densidade dos materiais.
Condomínio
Ao realizar reformas em seu apartamento é preciso avisar ao síndico sobre a obra para que ele disponibilize as normas do condomínio e o projeto do edifício para não correr o risco de derrubar uma viga ou pilar.
Da mesma forma, é preciso ter cuidado para não perfurar dutos de energia, água, gás, telefone, cabos de televisão e internet que estejam na parede. O síndico tem o direito de consultar os documentos de conformidade obra.
Estrutura
Existem construções novas que são feitas com alvenaria estrutural, sendo assim, as paredes são responsáveis pela sustentação, já que não existem pilares ou vigas.
Quem não atua na área da construção pode não saber distinguir uma da outra, por isso a necessidade de ter um profissional ao lado.
Por vezes, até a alvenaria de vedação como os tijolos cerâmicos podem causar trincas ao serem removidos, pois a estrutura ao longo do tempo “acomoda-se” e as paredes dão suporte, removendo-as os suportes saem e podem causar trincas.
Se você procura uma equipe qualificada para realizar a reforma da sua casa com zelo e segurança, conte com a RCF, confira aqui nosso portfólio.
Entre em contato e solicite seu orçamento agora mesmo:
(41) 3343-4826 ou engenharia@rcf.eng.br
Fonte: https://casa.umcomo.com.br