Na hora de construir ou reformar uma casa é preciso estar atento a um detalhe muito importante, sendo algo que merece bastante atenção: as telhas. Afinal, são elas que vão proteger nossa casa do sol e da chuva. Então é considerável que você conheça os tipos de telhas e qual é a melhor opção para sua casa.
Existem diversos tipos de telhas que você encontra facilmente em lojas de materiais de construção. Mas para escolher o modelo ideal que será colocado em sua casa, é preciso considerar alguns detalhes como o local e o tamanho que se encaixam melhor no ambiente, o tamanho do telhado e a inclinação, tudo isso faz diferença.
O primeiro passo é saber a inclinação do telhado, pois é a partir dele que você saberá o tipo de telha ideal, aquele que suportará a estrutura. Só assim é possível que a telha cumpra sua função sem causar prejuízos.
Se as telhas não forem instaladas seguindo a inclinação mínima indicada pelo fabricante, podem acontecer problemas como vazamentos ou até mesmo a possibilidade da telha ser arrancada durante um vento forte. Isso seria bastante desagradável, não é?
O que levar em conta na escolha da telha?
Primeiro você deve analisar se a telha é compatível com o formato do telhado e o estilo da sua casa. Não leve em consideração apenas o custo do produto, encontre o tipo ideal para valorizar sua construção. E lembre-se que as telhas são elementos de composição, devem apenas dar um destaque, não aparecer mais do que a própria casa.
Depois disso, escolha um ótimo profissional que vá projetar e indicar tudo dentro dos padrões necessários. Entre os tipos de telhas, analise se a que você escolheu não é muito pesada para a estrutura do telhado existente. É você quem toma a decisão, mas é o profissional que ajuda a definir esses detalhes em relação à estética do projeto. Tire suas dúvidas e ouça as sugestões!
Tipos de telhas para sua casa
Agora que você sabe por onde começar e qual caminho seguir, chegou a hora de conhecer os tipos de telhas disponíveis no mercado e fazer a escolha ideal para sua residência.
Telhas de cerâmica
Mais conhecidas como telhas de barro, esse é o tipo mais tradicional de telha, ela atribui beleza à construção. Entretanto, se você quiser fugir da cor avermelhada, isso não será problema, esse modelo possui uma grande variedade de tons para todos os tipos de decoração.
Outra vantagem das cerâmicas é a barreira térmica, proporcionando um ambiente interno mais agradável. A durabilidade e a economia também são pontos fortes desse tipo de telha.
Telhas de fibrocimento
Talvez você nunca tenha ouvido falar desse tipo de telha, mas com certeza o conhece. Nada mais é do que as telhas de amianto. Por serem produtos leves, dão pouco trabalho no transporte e na instalação, sendo uma das alternativas mais baratas.
Esse tipo de telha se adequa a qualquer estação do ano, além de possui uma boa acústica, já que não causa aquele barulho estrondoso de uma chuva forte caindo sobre ela. As telhas de fibrocimento são indicadas para construções mais simples e, por isso, não conferem tanta sofisticação e charme.
Telhas de vidro
As telhas de vidro são translúcidas e permitem a passagem de luz natural. Elas proporcionam uma estética muito bonita ao ambiente, além da conta de luz mais baixa no fim do mês. E a manutenção não é constante e a instalação é rápida, mas exige cuidado.
O custo para a aplicação pode ser um pouco mais elevado e, por isso, muitas pessoas acabam optando por cobrir apenas alguns cômodos da casa. Esse modelo também é muito indicado para jardins de inverno, ambientes externos de espaços públicos etc.
Telhas de concreto
A resistência e a beleza arquitetônica são as principais características desse tipo de telha. Elas também têm menor absorção de água e, assim, inibem a ação de fungos. O uso de resina é indicado para garantir impermeabilização do telhado.
As cores claras são mais recomendadas, pois não absorvem tanto o calor, deixando o ambiente mais fresco. Agora, se você mora em regiões mais frias, os tons escuros são uma ótima opção.
Telhas de PVC
Resistente contra ações climáticas e agente químicos, a telha de PVC é muito indicada em projetos de pequeno porte. Por ser feita de plástico, ela não retém umidade e não absorve água, impedindo o surgimento de fungos.
A telha de PVC transparente é uma ótima opção para coberturas de quintais, pois ela não bloqueia a iluminação natural. Além de longa vida útil, essa telha também é de fácil instalação. Você pode encontrar uma variedade de modelos com larguras e comprimentos diferentes em lojas especializadas.
Já sabe qual a telha ideal para sua casa? Faça uma análise e pesquise qual você quer colocar. E não se esqueça de levar em consideração a inclinação do telhado.
Clique aqui para acessar nosso portfólio e conferir nossos empreendimentos.
Ligue e solicite seu orçamento: (41)3343-4826
Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todos os empreendimentos da RCF.