Desde a composição do solo até as edificações que compõe a região do terreno importam na hora da escolha!
Continue a leitura e saiba como avaliar o terreno antes da compra para construir sua casa!
Primeiramente, a escolha do terreno ideal é determinante para que a sua casa ofereça, segurança, conforto e baixa manutenção. Esse processo envolve etapas essenciais que começam pela análise do solo onde a obra será executada.
“Um terreno ideal deve oferecer boa capacidade de suporte, já que a área receberá uma estrutura de toneladas. O responsável pela obra precisa garantir que o terreno comporte-a sem evidenciar recalques ou afundamentos para a residência”, afirma Antonio Pregeli, diretor de Engenharia da Cipasa Urbanismo.
Todo projeto de estrutura deve ser baseado em sondagens, no qual empresas especializadas realizam ensaios de solo para analisar sua estrutura e sua resistência. Com isso o projeto estrutural é concebido, de forma que não sobrecarregue extremidades da edificação.
Isto é chamado de recalque diferencial que causa torções que se demonstram em trincas nas estruturas e elementos de vedação como tijolos. O recalque diferencial, além de causar desconforto dos moradores pode comprometer a impermeabilização, visto que a trinca romperá suas mantas impermeabilizantes.
Outros exemplos clássicos que temos do recalque é a Torre de Pisa, na Itália, ou até o prédio na orla de Santos. Já imaginou morar em uma casa com o piso inclinado?
Por fim, o tipo de geometria de solo que mais facilita a obra é o solo de consistência média ou dura e de preferência com níveis de água mais profundos. Neste tipo de geometria consegue-se utilizar fundações mais baratas.
Tipos de fundação
Terrenos inclinados precisam de fundações que variam de acordo com o solo, nível do lençol freático e a edificação que será construída. Além desses fatores, é essencial analisar a vizinhança, regiões com imóveis muito antigos podem facilmente te criar problemas gigantescos em uma escavação mal pensada.
Existem fundações indiretas que são mais profundas, e diretas que são mais superficiais. Em terrenos duros, como de argila, é possível utilizar fundações superficiais com sucesso.
CONTENÇÕES
As contenções também fazem parte das fundações e podem ser necessários, são perfis metálicos cravados ou estacas em toda volta da escavação para garantir sua estabilidade.
aterros
Atenção especial a área de aterros, estas áreas não podem ser utilizadas para apoio de fundação, pois aterros não oferecem resistência de solo, então primeiramente é necessário escavar este trecho para atingir camadas resistentes.
Inclinações
Se você pretende economizar em sua obra, busque por terrenos planos! Terrenos com aclives ou declives encarecem o custo de implantação, pois requerem terraplenagem acentuada, muros de arrimo e acentua o problema com água de drenagem e esgoto.
Se a área da obra estiver abaixo do nível do esgoto para onde será destinado, será necessário sistema de bombeamento de esgoto, que além de encarecer o projeto requer manutenção periódica.
Terrenos com pequenas inclinações, em torno de 2 a 3% favorecem o escoamento de esgoto e tendem a ser a melhor opção!
contaminação
Fuja, eu disse fuja, fuja e fuja, de terrenos contaminados! Terrenos que já foram postos de gasolina, indústrias ou outra atividade que manipulasse produtos pode estar contaminado, e o custo para estabilizar novamente este solo será maior do que o de compra do terreno.
Solo contaminado agride ferragem, agride concreto, então FUJA!
consciência ambiental
Para avaliar o terreno para construção é necessário considerar a documentação para retirada de árvores e movimentação de terra. Na hora da aquisição do seu terreno considere que um terreno com muita vegetação terá este custo de retiradas e compensação com plantio de novas árvores.
Finalmente tenho certeza que já sabe os pontos cruciais na hora de escolher seu terreno e, desta forma, fazer uma excelente escolha!
Importantíssimo lembrar de escolher uma empresa com experiência e responsabilidade, acesse nosso portfólio e veja que a RCF cumpre o que promete!
Entre em contato conosco que lhe ajudaremos a avaliar o terreno para sua construção!
Fonte: Artigo M. do Construtor