Os acabamentos são uma parte fundamental na finalização da reforma ou construção. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença para a composição de uma casa aconchegante, luxuosa e sofisticada. E os rejuntes fazem parte disso, conheça os 3 tipos de rejunte e saiba como utilizá-los em sua obra!
Quando estamos reformando ou construindo uma casa, uma das partes mais importantes para o interior é a escolha do piso. Porém, é preciso pensar também no acabamento, para que tudo fique em harmonia. Por isso é tão importante escolher o rejunte certo, pois ele ajuda a manter a estética e a proteção do piso.
Além do mais, é necessário considerar alguns aspectos para conquistar o acabamento perfeito, como o tipo de piso que será assentado, a cor do rejunte, o local da aplicação etc. Mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar. Continue a leitura e tire suas dúvidas!
Qual a função do rejunte?
Sabe aquela massa fina que fica entre os pisos após o assentamento das peças? Isso é rejunte. A principal função dele é fixar bem a superfície e impedir que a água escoe para as paredes.
Quando o rejunte é bem aplicado, deixa o acabamento impermeável e mais resistente, além de ajudar a compensar possíveis irregularidades no piso. Isso contribui para o correto alinhamento das peças.
A aplicação do rejunte é feita sobre as juntas de dilatação, que são aqueles pequenos espaços entre as peças. Ele deve ser aplicado logo depois que o piso ou revestimento for assentado, e para evitar prejuízo ou retrabalho, dele ser feito por mão de obra especializada.
As juntas entre as peças são essenciais para evitar que o piso rache, pois ele não absorve a dilatação ocasionada pelas variações da temperatura ambiente.
Principais tipos de rejunte
Os três tipos de rejunte mais conhecidos no mercado são:
Rejunte cimentício
Esse é o rejunte mais comum, é composto basicamente de cimento e areia fina. Sendo a opção mais econômica, demanda excelente mão de obra para garantir um acabamento impecável. Porém, este tipo é menos resistente à água, por isso não é indicado para ambientes úmidos.
O rejunte cimentícios é bastante usado no assentamento de porcelanatos e cerâmicas, geralmente em salas e dormitórios. É bem fácil de ser aplicado, e demorado cerca de 24 horas para secar completamente. Caso você não tenha outra alternativa para aplicar em ambientes úmidos, é preciso que o material seja devidamente impermeabilizado.
Rejunte acrílico
Esse rejunte de base acrílica tem qualidade superior ao cimentício, mas ainda contém cimento em sua fórmula. O seu componente adicional é a resina acrílica, que oferece uma proteção extra contra infiltrações.
O preço maior é por conta do acabamento ser mais liso e fino. Ele pode ser aplicado em todo tipo de piso frio, como pedras, cerâmicas e porcelanatos.
É bastante utilizado em lavabos, banheiros e garagens em que carros são lavados com frequência. A aplicação é fácil e leva cerca de 12 horas para secar completamente. Pode ser encontrado em várias cores, favorecendo a composição estética.
Rejunte epóxi
Composto basicamente por resina epóxi e por um componente endurecedor com cargas minerais, é o rejunte que possui o melhor custo-benefício. O preço dele é mais elevado que os outros, porque tem acabamento estético extra liso, e também possui alta resistência à umidade e rapidez na aplicação.
É muito usado em áreas externas e piscinas por conta do seu grau de impermeabilidade. Porém, a aplicação é um pouco mais complicada, pois deve ser feita em no máximo 72 horas depois que o piso foi assentado, e com o auxílio de profissionais habilidosos.
Local e tipo de piso para aplicação
Como vimos, cada rejunte tem uma resistência diferente à água. Nos banheiros, por exemplo, não é um boa ideia colocar o rejunte cimentício, pois ele irá se desgastar rapidamente. Siga as recomendações que separamos para não errar na hora de rejuntar.
- banheiros e cozinha: rejunte acrílico de acabamento liso;
- salas e dormitórios: rejunte cimentício de acabamento áspero;
- áreas externas, piscina e fachada: rejunte epóxi de acabamento extra liso.
Também é preciso considerar o espaçamento da junta onde você vai aplicar o rejunte. O cimentício é mais espaçoso, já o acrílico e epóxi são mais compactos. Então os rejuntes acrílico e epóxi são mais recomendados para compor uma superfície mais lisa e discreta.
Como aplicar o rejunte
Primeiramente, é preciso verificar se os pisos assentados estão totalmente secos e livres de sujidades. Depois, prepare o rejunte de acordo com as instruções do fabricante, e lembre-se que ele deve ser aplicado em um prazo máximo de duas horas.
Na hora de aplicar utilize uma espátula flexível e evite atritos com a superfície do piso. Espere pelo tempo indicado na embalagem até a secagem completa do rejunte. Depois, é só fazer a limpeza, retirando todo o excesso com o auxílio de uma esponja macia e úmida, evitando fazer movimentos bruscos que podem riscar as peças. Então, finalize com um pano limpo e pronto!
Com esses cuidados básicos e escolhendo o tipo certo de rejunte, você conseguirá o acabamento perfeito. E não esqueça de contar com materiais de qualidade e mão de obra especializada para ter um serviço de excelente qualidade.
Conte com a RCF para realizar o sonho de ter sua casa de luxo com os melhores materiais e profissionais da área. Acreditamos que os detalhes fazem a diferença!
Clique aqui para acessar nosso portfólio e conferir nossos empreendimentos.
Ligue e solicite seu orçamento: (41)3343-4826
–
Fonte: https://blog.cristianocec.com.br/tipos-de-rejunte-onde-usar/